Escola Popular de Direitos Humanos

Institucional

O Conselho Nacional do MNDH no planejamento 2006-2008, depois de refletir sobre as diretrizes propostas pela XIV Assembleia Nacional do MNDH (2006), definiu pela construção de uma Escola Popular de Direitos Humanos do MNDH (EDH/MNDH). A XV Assembleia Nacional do MNDH (2008) aprovou o documento inicial da Escola e determinou sua implementação.

A Escola Popular de Direitos Humanos do MNDH (EDH/MNDH) é uma construção do conjunto dos/as defensores/as de direitos humanos e poderá ter como referência os aspectos que apontamos a seguir como subsídios para o debate.

A EDH/MNDH tem como objetivos principais:

– Promover a educação popular em e para os direitos humanos;

– Desenvolver estudos, pesquisas e sistematização de práticas em direitos humanos e em educação popular em direitos humanos;

– Incentivar o intercâmbio e a difusão de conhecimentos e práticas em direitos humanos e em educação popular em direitos humanos.

Finalidade

A EDH/MNDH tem por finalidade principal o desenvolvimento de ações educativas em direitos humanos para o fortalecimento organizativo do MNDH, da luta pelos direitos humanos e a construção de uma cultura de direitos humanos na sociedade brasileira.

Missão

A EDH/MNDH tem por missão formar sujeitos/as de direitos humanos comprometidos/as com a organização da luta popular pelos direitos humanos no Brasil.

Abrangência

A EDH/MNDH tem atuação em todo o território brasileiro, sendo sediada à secretaria nacional do MNDH.

Atuação, modalidades e atividades

Diretrizes político-pedagógicas da EPDH