Respeitar, proteger, promover e prover os Direitos Humanos são obrigações do Estado para garantia da dignidade humana. Porém, nem sempre os Estados cumprem com estas obrigações e acabam violando os direitos humanos, como é notório no atual contexto brasileiro.
Para garantir que os Estados cumpram suas obrigações é necessária uma sociedade civil consciente de seus direitos e empoderada sobre as formas de exigi-los. Nesta perspectiva, o Curso de Direitos Humanos em Homenagem ao centenário de Paulo Freire objetiva, numa perspectiva crítica de educação popular em direitos humanos, construída pelas práticas das organizações sociais populares, responder a necessidade de formação de novos/as agentes para atuação nos processos de exigibilidade de direitos humanos em perspectiva crítica e libertadora, contribuindo assim para o fortalecimento da democracia, do desenvolvimento, da justiça social e para a construção de uma cultura de paz e da dignidade humana.
O Curso de Direitos Humanos em Homenagem ao centenário de Paulo Freire traz uma visão crítica sobre a atuação do Estado e do papel da sociedade em geral na elaboração, proposição e monitoramento das políticas públicas. Se você tem interesse em direitos humanos, esta é uma oportunidade de aproximação à temática!
O Curso oferecido pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), em parceria com a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) e apoio do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos da Universidade de Brasília (NEP/UNB) e do Departamento de Filosofia del Derecho – Universidad de Sevilla, conta com estrutura institucional da Escola Popular de Direitos Humanos do MNDH para ser realizado na modalidade presencial remoto síncrono. O Curso é gratuito!
Baseado na ideologia que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” o Curso faz alusão as comemorações do centenário de Paulo Freire, reconhecido na legislação vigente como patrono da educação brasileira.
OBJETIVO GERAL:
Empoderar e atualizar criticamente dos/as sujeitos/as de direitos humanos no Brasil através da formação crítica em educação popular no centenário de nascimento de Paulo Freire.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Contextualizar a compreensão dos direitos humanos no Brasil em perspectiva crítica;
- Compreender as possibilidades de concepções de direitos humanos em disputa;
- Apresentar estratégias de exigibilidade dos direitos humanos como prática popular.